segunda-feira, 22 de junho de 2009

Antes só do que mal tampado

*
Cada tampa tem a sua panela, eu ainda não achei a minha, mas, o armário é grande, e eu hei de achá-la.

Antes concordava com a filosofia de uma amiga que dizia ser “frigideira”, pois, não possui tampa, porém,um amigo rebateu: “não tem tampa, porque serve qualquer uma”; qualquer tampa eu não quero, pois, já dizia o ditado “antes só do que mal tampado”. Mas, sempre tem aquela tampa que a gente não consegue esquecer, por que será? Será que foi por causa de um encaixe perfeito ou ela te dava segurança no tempo que passaram juntos?

Existem tampas de muitos tipos: aquela que suporta muita pressão, mas, no seu auge reclama e sai bufando pra todo mundo ouvir; tampa de vidro, que permite você saber tudo o que acontece entre ela e a panela; tampa de barro, aquela com um aspecto antigo, porém, com um ar clássico, meio romântico; a tampa de ferro, pesada, com a aparência bruta, mas, faz um trabalho excelente e a tampa de inox, a mais comum, que todo mundo tem. Devem existir outras tampas por aí no mercado, mas, não conheço.

Acredito que a tampa que encaixa perfeitamente nem sempre é a melhor, por que, às vezes queremos um pouco de liberdade, um relacionamento sem tanta pressão. Por outro lado, o contrário também é ruim, quando somos maiores do que a tampa, parece que ela invade nossa intimidade, não sai da nossa cabeça, fica entalada na garganta, fica praticamente dentro de nós.

A caça a tampa perfeita parece que não tem fim, mas, o único fim que queremos e ficar ali na prateleira pertinho dela.


E que não nos falte inspiração, amém.

*

6 comentários:

  1. Por isso que gosto da filosofia das panelas aqui de casa "cada hora com uma tampa diferente", mas eu sou idiota e quero ficar só com a mesma tampa...
    Sei lá... Às vezes também queria estar destampada! É complicado!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Tampando ou não o importante é cozinhar/fritar/refogar para mantermos sempre em uso... Porque à tampa só vem mesmo, quandoo o vapor não pode sair de dentro. Acho que o problema é mais do que se cuzinha dentro da panela... para saber se precisa ser tampado ou não !

    ResponderExcluir
  3. Destampados, temos a visão do que está acima; mas é tampados que podemos gerar este calor interno que transforma a matéria em algo que nos sustente. Difícil escolha, não?

    Apenas tomemos cuidado para não ficarmos destampados e na ânsia de calor humano: pois a panela destampada que se aquece demais espirra para fora... às vezes até na forma de poesia.

    Saudade e um beijo,
    Carlos Daniel
    PS: Ca, vc tem o e-mail do professor Enrique? Só tenho o do Magister, e não sei se ele ainda está lá.

    ResponderExcluir
  4. Eu tbm acharei...!!

    ResponderExcluir
  5. Post perfeito, adorei os exemplos de tampas.
    Sou sua fã

    ResponderExcluir